Seleção dos trabalhos

A seleção dos trabalhos para a Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional, do Salão de Iniciação Científica e da Jornada de Pesquisa deve ser realizada pela Comissão Científica e Avaliadora que considera os seguintes critérios obrigatórios e desclassificatórios, na seguinte ordem:

I – ter um professor orientador para os trabalhos de iniciação científica;
II – relevância científica com a área do conhecimento na qual o trabalho foi inscrito;
III – apresentação da metodologia utilizada para a realização da pesquisa;
IV – resultados preliminares ou conclusivos da pesquisa;
V – pertinência do conteúdo e adequação da redação;
VI – adequação ao modelo de resumo proposto para cada categoria.
VII – estar devidamente corrigido.


Para cada trabalho há no mínimo 2 (dois) avaliadores. Um avaliador não sabe quem é o outro bem como não vê as considerações ou notas por ele informadas. Os avaliadores também não veem quem são os autores/orientadores dos trabalhos ou a instituição. A avaliação é do tiplo "blindada".

A expressão dos resumos inscritos é de plena responsabilidade dos autores e orientadores, inclusive o uso correto da linguagem escrita (ortografia e gramática).

Não há Seleção para os trabalhos inscritos na Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Básica.

A Comissão Científica e Avaliadora emite parecer em conjunto com as Comissões Organizadoras, que selecionam e distribuem os trabalhos de acordo com a data, horário, local e modalidade de apresentação, encaminhando para a Coordenação Geral do SAPS para divulgação.

Os resumos que não estiverem adequados aos critérios de seleção citados no artigo 11º (regulamento) serão automaticamente excluídos do processo. A observância e cumprimento dos prazos é responsabilidade exclusiva dos autores e orientadores dos trabalhos inscritos.