ATRIBUIÇÕES DA OUVIDORIA
A Ouvidoria da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, Ouvidão, é um elo de ligação entre a comunidade - interna e externa - e as instâncias administrativas da Instituição, com o intuito de agilizar melhorias necessárias.
São objetivos da Ouvidoria:
Receber e ouvir, de forma sensível, as comunidades escolares e externa em suas preocupações, proposições e sugestões.
Sugerir à Direção, Coordenação e setores, procedimentos que contribuam para a melhoria dos serviços prestados.
Assegurar a qualidade nos processos da instituição.
A Ouvidoria esta ligada à Direção estando os ouvidores diretamente subordinados ao Diretor.
A Comissão da Ouvidoria age de acordo com as seguintes diretrizes:
- facilitar e simplificar ao máximo a comunicação da comunidade interna e externa com a Instituição;
- atender às solicitações com presteza, de acordo com a sua viabilidade;
- agir com integridade, ética, transparência e imparcialidade;
- resguardar o sigilo das informações;
- promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho; e
- apresentar dados e informações para subsidiar e ou fortalecer as políticas escolares.
O(s) Ouvidor(es) da Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM tem as seguintes atribuições:
- receber demandas - reclamações, sugestões ou elogios - provenientes tanto de pessoas da comunidade escolar quanto da comunidade externa;
- encaminhar às coordenações ou setores envolvidos as solicitações para que possam:
a) no caso de reclamações: explicar o fato, corrigí-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro;
b) no caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção;
c) no caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e levar ao conhecimento dos interessados;
- transmitir aos solicitantes, quando solicitado, o encaminhamento da posição da coordenação ou setor.
- registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários;
Encaminhar:
a) para o Diretor o Relatório Anual, completo, sem identificações; e
b) para os Coordenadores a sua listagem respectiva, completa.
- elaborar e divulgar relatórios semestrais sobre o andamento da Ouvidoria;
- manter permanentemente atualizadas as informações e estatísticas referentes às suas atividades;
- sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição;
- retomar a sugestão, quando aceita pela unidade mas não realizada;