Atribuições da Ouvidoria

 

ATRIBUIÇÕES DA OUVIDORIA

A Ouvidoria da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, Ouvidão, é um elo de ligação entre a comunidade - interna e externa - e as instâncias administrativas da Instituição, com o intuito de agilizar melhorias necessárias.

São objetivos da Ouvidoria:

Receber e ouvir, de forma sensível, as comunidades escolares e externa em suas preocupações, proposições e sugestões.

Sugerir à Direção, Coordenação e setores, procedimentos que contribuam para a melhoria dos serviços prestados.

Assegurar a qualidade nos processos da instituição.

A Ouvidoria esta ligada à Direção estando os ouvidores diretamente subordinados ao Diretor.

A Comissão da Ouvidoria age de acordo com as seguintes diretrizes:

- facilitar e simplificar ao máximo a comunicação da comunidade interna e externa com a Instituição;

- atender às solicitações com presteza, de acordo com a sua viabilidade;

- agir com integridade, ética, transparência e imparcialidade;

- resguardar o sigilo das informações;

- promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho; e

- apresentar dados e informações para subsidiar e ou fortalecer as políticas escolares.

O(s) Ouvidor(es) da Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM tem as seguintes atribuições:

- receber demandas - reclamações, sugestões ou elogios - provenientes tanto de pessoas da comunidade escolar quanto da comunidade externa;

- encaminhar às coordenações ou setores envolvidos as solicitações para que possam:

a) no caso de reclamações: explicar o fato, corrigí-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro;

b) no caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção;

c) no caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e levar ao conhecimento dos interessados;

- transmitir aos solicitantes, quando solicitado, o encaminhamento da posição da coordenação ou setor.

- registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários;

Encaminhar:

a) para o Diretor o Relatório Anual, completo, sem identificações; e

b) para os Coordenadores a sua listagem respectiva, completa.

- elaborar e divulgar relatórios semestrais sobre o andamento da Ouvidoria;

- manter permanentemente atualizadas as informações e estatísticas referentes às suas atividades;

- sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição;

- retomar a sugestão, quando aceita pela unidade mas não realizada;

 

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